quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O comodismo do ESPECISMO

Queridos,
Há algum tempo não passo por aqui.
Porém, minha vida verde continua e está em evolução. É, como todo ser humano, de fato é o que eu mais busco: aprender para ser.

Acompanho um site fenomenal, o Vista-se - http://vista-se.com.br/ - e por motivos de grande força, vim dividir um tópico que encontrei ali com vocês. Muitos amigos levantam questões bastante interessantes comigo, fico feliz por vê-los participando ativamente desse tema.

P – Vegetarianismo é uma questão de escolha pessoal. Não tente forçar os outros a fazer esta escolha.
R – De um ponto de vista moral, as ações que prejudicam outros não são questões de escolha pessoal. O assassinato, o estupro, o abuso de crianças e a crueldade para com os animais são atitudes imorais. Nossa sociedade incentiva hoje o hábito de comer carne e a crueldade nas unidades de criação de animais, mas a história nos ensina que esta mesma sociedade um dia encorajou a escravidão, o trabalho infantil e muitas outras práticas agora universalmente reconhecidas como imorais.
 
 
Bem, bora dar continuidade à reflexão referente ao tópico acima. Assim como tratamos de preconceitos como o famoso racismo, e aqui vejo que o mais cabível é falar do NAZISMO, vocês já se questionaram quanto ao ESPECISMO?
 
Quando crianças, somos apaixonados pelos animais. O "elefantinho", a "girafinha", o "leãozinho" e toda a jungle se fazem presentes em nossos quartos em forma de brinquedo ou bichinhos de pelúcia, aliás, até mesmo nos passeios de final de semana em bosques e zoológicos com o papai e a mamãe. Sim, esses animaizinhos eram até então nossos companheiros de aventuras. Por saber disso, há tantas propagandas que nos "ganham" adotando os animais como referência "fofa". A questão moral passa despercebida por nós. Eis que de repente, nos sentimos enormemente superiores a toda a raça animal. Quem somos nós então? Só porque dotamos de mais inteligência podemos mesmo explorar de forma tão trágica o mundo em que vivemos?
 
Nossa arma contra o mundo animal é o GARFO, é uma guerra que começa no prato. Estamos ACOSTUMADOS a viver numa sociedade em que é mundialmente natural fritar uma parte do bicho e devorá-la, como CANIBAIS . Sim, por incrível que pareça, estamos acostumados a ver o sangue e até mesmo a GOSTAR da carne mal passada. Como pode isso? Aonde foi parar a consciência do ser humano? É, nossos amiguinhos viraram COMIDA.
 
Diversas vezes vamos na casa do Joãozinho comer um churrasquinho e ao chegar, o Totó, seu dócil poodle, vem nos receber com alegria, e estendemos as mãos para ele, com sorriso no rosto e ansiedade para pegá-lo no colo. Não é um tanto contraditório? Qual a diferença entre um cão e um boi, um gato e um frango, ou o peixe do seu aquário e um atum?
 
Fisiologia humana

Inúmeras vezes ouvimos ou aprendemos que o ser humano nasceu carnívoro e que, como os homens das cavernas, devemos manter o hábito de se alimentar com carne. Entretanto, vale destacar que animais carnívoros possuem garras para apanhar a presa e dentes incisivos para cortar e prensar. Além disso, esses animais têm molares afiados e um tubo digestivo curto, com ácidos gástricos poderosos para desdobrar as proteínas. Já o homem, de maneira distinta, não tem patas, nem garras, não possui pescoço longo, nem mesmo dentes côncavos. Seu tubo digestivo é longo, suas mãos são frágeis, adequadas para auxiliá-lo a subir em árvores, alcançar frutas, sementes e etc. Animais carnívoros apreciam comer a carne crua: sentem atração por sangue. O homem, entretanto, repele a carne crua, apenas a consumindo frita ou cozida e bem temperada.

Por questões de sobrevivência, é claro, se estivéssemos passando fome e perdidos no meio DO NADA, certamente passaria pelas nossas cabeças a idéia de matar o primeiro bicho que aparecesse, afinal, ou nos alimentamos, ou morremos, não? Porém, eis a questão... Não é necessário matar para comer! Os supermercados e restaurantes estão repletos de alternativas deliciosíssimas para nos satisfazer. Por que manter o COMODISMO? Talvez "porque ser diferente é muito difícil" seja a sua resposta. Mas é preciso dar o primeiro passo para cativar a conquista, não?

Afinal: o ser humano é tão HUMANO assim?

6 comentários:

  1. Pois é, uma hora a infância acaba e temos de crescer. Não?

    Já que não é para agredir a natureza e os animais, pq não nos tornamos apenas coletores? Que tal viver como macacos nômades colhendo frutos das árvores? Desde quando uma mão frágil auxilia alguém a subir em árvores?

    Já que tudo nesse mundo é uma questão de justiça, qual a diferença entre um africano que vive com menos de um real por dia e você, que não se incomoda em gastar mais de 20 reais em um prato de salada só pq alguém te disse que é saudável?

    Pq o seu senso de justiça que poupa gado e o compara com o cachorro não te obriga a dividir o que é seu com quem não tem, afinal são seres humanos. Onde está a sua consciência?

    Comodismo é escrever sobre sustentabilidade, justiça e fisiologia sem saber o que isso significa.

    ResponderExcluir
  2. Só lembrando que muitos miguxos da jungle tb comem carne!
    Vou ensinar meu filho a não gostar do "leãozinho" ou da "oncinha", só do "elefantinho" e da "girafinha"... Assim ele não crescerá revoltado com a natureza e com a espécie na qual ele estará inserido genomicamente.

    ResponderExcluir
  3. Luciana C. A. Terregni30 de setembro de 2010 às 14:00

    Olá Bianca

    Encontrei seu blog por acaso e o achei muito interessante! Continue escrevendo, você é DEVERAS talentosa! Acredito que ele vá trazer muita alegria e informação aos seres humanos.

    Abracíssimos,

    Luciana Camargo de Almeida Terregni

    ResponderExcluir
  4. Olá Bibi!

    Muito bacana seu blog, poxa, devíamos ter mais desses na web!
    Falando nisso, o que vc acha da roupa da Lady Gaga no VMA??? Meu Deus, que absurdoooo!!
    O que vc acha disso? Isso daria um post heinn?!!

    Parabéns pelo blog, novamente!
    Bjos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. A questão é que não vou encontrar um supermercado no meio do nada para me satisfazer....

    ResponderExcluir
  6. Luciana e Felipe, muito obrigada pelo apoio. Realmente a roupa carniceira da Lady Gaga dá um bom post, rs. Fico imaginando o odor daquilo, como pode? E nem bonito é, né? Ela realmente quis causar polêmica... Estranho tal revolta em meio ao atual movimento sustentável mundial.

    Mãe Preocupada, não podemos ser comparados aos demais animais, pois estes matam para sobreviver. Para eles, matar faz parte do instinto animal. Já o homem, convenhamos, tem consciência de que pode se alimentar de maneira diferente e não menos saudável, pelo contrário, uma alimentação a favor da vida (tanto a própria quanto a do próximo e a do Planeta).

    ResponderExcluir